Início » Cuidados com o veículo, Dicas, Manutenção, Mecânica, Veículos » Quais são os tipos de óleo de motor que existem?

Quais são os tipos de óleo de motor que existem?

2, outubro, 2010 Comentar Comentários

Troca de óleo motorPara conhecer melhor os diferentes tipos de óleo de motor que existem devemos conhecer bem suas especificações. Basicamente podemos definir o óleo para motor por três características:

Especificações de desempenho para óleo motor

Desempenho: Existem especificações de desempenho para cada montadora, algumas européias, mas a principal é a API (Instituto Americano de Petróleo). Segundo a API a especificação mais atual é a SM. A mesma está sendo implantada no Brasil para produtos de alta performance que requerem óleos básicos especiais!

Especificações sobre a Viscosidade do óleo

Está especificação é regulada pela SAE (Sociedade de engenheiros da Mobilidade) e é composta de dois grupos: Os monoviscosos (Ex: 30, 40 e 50) e também os multiviscosos (Ex: 20w50, 10w40, 5w40). A diferença entre os dois é que os multiviscosos têm uma capacidade maior de resistência a variações térmicas dos motores. Isso proporciona uma menor redução de valor quando ocorre um aumento de temperatura.

Especificações da Base do óleo

O óleo pode ser de base sintética, semi-sintética ou mineral. No mercado automotivo as marcas tradicionais mais conhecidas são como Petrobras, Shell, Mobil, Castrol, Texaco, Repsol e Ipiranga geralmente possuem produtos que atendem as essas especificações.

Mas que tipo de óleo motor eu devo usar?

Na hora de decidir que tipo de óleo para motor você deve usar, lembre-se de seguir as instruções do manual do proprietário que já traz as recomendações do fabricante. Faça sempre o que o fabricante informou, pois ele usou de testes e pesquisas para poder afirmar a especificação mais adequada de lubrificante para o seu carro.

Compartilhe

Facebook Twitter Email Windows Live Technorati Delicious Myspace Likedin
  1. Nenhum comentário ainda.